No discurso feito na Câmara, o prefeito falou da publicação dos primeiros editais das obras do projeto Fonplata.
Prefeito fez balanço dos dois anos da sua gestão.
No pronunciamento que fez na abertura do ano legislativo de 2023 em Dourados, o prefeito Alan Guedes (PP) disse que é preciso coragem para enfrentar os desafios que a administração da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul requer. A sessão solene aconteceu na noite desta segunda-feira (6).
“Trago uma mensagem de cooperação e conto com o bom sendo desta casa para aprovamos os projetos que irão transformar a paisagem e a silhueta de Dourados”, afirmou Guedes aos vereadores, ressaltando a importância de projetos como Fonplata.
Segundo o prefeito, a boa notícia é que a administração conseguiu a não objeção do banco da Bacia do Plata e que os primeiros projetos estão nos ajustes finais. “A gente espera que ainda dentro do mês de fevereiro, as primeiras obras tenham os editais publicados”, ressaltou Alan Guedes.
Em conversa com a reportagem do Midiamax, o prefeito adiantou que haverá um desembolso inicial de 4 milhões de dólares. O dinheiro segundo Guedes será destinado para cumprimento da primeira etapa do cronograma que já foi previamente aprovado pelo Fonplata.
O prefeito fez um breve balanço dos dois primeiros anos da sua gestão, onde foi priorizada a recuperação do fôlego financeiro do município e disse que este será um ano período de grandes realizações.
“Estamos na metade da jornada, na metade do caminho e do mandato e estamos com uma expectativa muito positiva. É impossível que esses dois anos que temos pela frente sejam tão difíceis quanto os dois primeiros onde tivemos muitas dificuldades dos mais diferentes aspectos”, ponderou o prefeito.
Muito trabalho
No entendimento do presidente da Câmara de Vereadores, Laudir Munaretto (MDB), o parlamento não irá medir esforços para continuar aprovando projetos de interesse do munícipio. “Temos ações do executivo, mas também temos dado a nossa contribuição na aprovação de leis que estão garantido o desenvolvimento de Dourados”, disse Munaretto.
“Sabemos que este será mais um ano de muito trabalho e que precisamos continuar fazendo a nossa parte para ajudar o prefeito na aprovação de projetos que tragam melhorias para a população”, disse Munaretto que permanece no comando da Câmara durante o próximo biênio, uma vez que foi reeleito para a presidência do Legislativo.
A vereadora recém empossada, que faz parte da base de apoio do prefeito, Tânia Cristina (PP), reiterou a disposição de apoiar a administração em todos os projetos de interesse coletivo e que sejam em favor da população.
“Estarei do lado do prefeito em todos os projetos que tragam benefícios para a cidade e para os seus moradores”, disse a radialista que assumiu a vaga deixada por Lia Nogueira. Ela é do mesmo partido do prefeito Alan Guedes.
Já o vereador Fábio Luiz (Republicanos), representante do bloco independente e que se colocado como como oposição à atual administração, lembrou o papel fiscalizador do legislativo.
“Este ano de 2023 será bem intenso aqui na Câmara. Já estamos entrando no terceiro ano de trabalho, tanto no Legislativo quanto no Executivo. Já passou o período e também aquele período de adaptação e com certeza a população vais cobrar isso dos dois poderes. E nós estamos preparados para levantar o debate”, explicou o representante do Republicanos.
Outro parlamentar que ocupou a tribuna na abertura solene do ano legislativo foi o vereador Maurício Lemes (PSB), além de falar em nome da base governista pelo bloco Força e Ação, o parlamentar está assumindo a vice-presidência da Câmara. “Temos agora mais uma reponsabilidade com funcionamento da Câmara Municipal”, disse Lemes.
(Foto: Marcos Morandi, Midiamax)