O Governo do Estado tem apoiado iniciativas que transformam o ambiente econômico, bem como trazem desenvolvimento aos municípios de Mato Grosso do Sul e geram empregos e renda. Uma delas é o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS que teve sua segunda edição lançada nesta quinta-feira (11), com a presença do vice-governador Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel, para ampliar o número de municípios atendidos no ciclo 2023/2024.
O Cidade Empreendedora visa incentivar o desenvolvimento dos 37 municípios que participam do programa implementando etapas de trabalho como por exemplo a criação de um plano de desenvolvimento socioeconômico para a cidade.
Nesta edição, o Sebrae renovou o contrato com 19 municípios e incorporou outras 25 cidades com um novo pacote de soluções denominado “Expansão”, voltado para dinamizar a economia e promover a competitividade.
Vice-governador destacou importância de parceria com o Sebrae
Na avaliação do vice-governador, o Cidade Empreendedora potencializa a qualificação profissional, proporciona a vinda do investidor para Mato Grosso do Sul, transforma o município em um ambiente favorável ao negócio e ao empreendedorismo e traz um grande incremento na geração de emprego e renda.
“Temos visto o número de empresas ativas crescerem e um aumento na formação de novas microempresas individuais e aí a importância de se proporcionar um ambiente favorável ao negócio em cada uma dessas cidades. Nós, enquanto Governo do Estado, temos trabalhado para atuar em conjunto com Sebrae para implementar políticas públicas que ajudem a colocar em prática essas iniciativas que fortalecem as economias locais, geram mais empregos e renda para as pessoas onde elas vivem: nos municípios”, disse o vice-governador.
Barbosinha representou o governador Eduardo Riedel
Barbosinha ainda lembrou que os pilares do Plano de Governo que estão sendo colocados em prática na gestão do governador Eduardo Riedel, de um Mato Grosso do Sul próspero, verde, inclusivo e digital são essenciais para comporem um cenário de desenvolvimento pleno e contínuo para Mato Grosso do Sul, em especial, neste caso do Cidade Empreendedora, para o interior do Estado. A presença de 47% de municípios integrando o programa estimula as cidades que ainda não aderiram ao Cidade Empreendedora a participarem do programa, na avaliação do vice-governador.
O diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça, explicou que o sucesso do programa tem levado a um diálogo com o Governo do Estado para estabelecer novas parcerias que sejam indutoras de desenvolvimento. “Estamos desenhando essa parceria para levar uma parte do programa Cidade Empreendedora para dentro da administração estadual. Seria para agilizar processos e oportunizar que empresas possam participar das compras públicas do Governo beneficiando a participação de empreendedores locais”.
Falando em nome dos gestores municipais o prefeito de Dourados, Alan Guedes, que está no segundo ciclo do programa, o de expansão, ressaltou a importância do suporte do Sebrae e frisou que ele foi um grande instrumento para o empreendedor no pico da pandemia da Covid-19 onde os empresários sentiram impactos negativos na economia. Já o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, representando a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) destacou que o programa tem sido um grande aliado dos municípios que procuram se desenvolver e uma ferramenta de suporte essencial para os gestores municipais.
A atuação conjunta entre o Sebrae e os municípios tem contribuído na transformação econômica das cidades, na avaliação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Marcelo Bertoni. “Estamos atuando de forma conjunta na transformação econômica dos municípios. Por onde o programa passa gera transformação, desenvolve toda a sociedade e atua de forma conjunta com as prefeituras locais, com setor produtivo e lideranças. São iniciativas para melhorar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento a partir da inclusão produtiva das pequenas empresas”.
Participaram do evento ainda o secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da (Semadesc), Ricardo Sena; o diretor-presidente da Funtrab (Fundação de Trabalho do Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Júnior; a diretora-técnica do Sebrae, Sandra Amarilha; prefeitos e representantes das prefeituras que aderiram ao programa e demais autoridades.
Por:Itanoticiasms.com
Credito: Governo de MS Luciana Bomfim, Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó