Concessionário da John Deere em MT e MS mobiliza setor privado para instalar 75 torres de internet

Luiz Piccinin, proprietário da Àster Máquinas

Investimento será realizado até o final de 2023 nos dois estados e beneficiará mais de 700 mil famílias

 Projeto encabeçado pela Áster Máquinas, concessionário John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, irá instalar 75 torres de internet até o final de 2023 nos dois estados. A ação, batizada de ConectÁster e que mobiliza o setor privado, beneficiará mais de 700 mil famílias.

A internet é uma grande aliada da produção agropecuária de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Contudo, o sinal ainda é deficitário em muitas localidades em ambos os estados. Há 20 anos em Mato Grosso, mais precisamente em Brasnorte, cultivando 1,9 mil hectares de soja, o paranaense Rodrigo Acco é testemunha viva das dificuldades.

  • Com mais de 150 expositores Parecis SuperAgro começou dia (28)

Rodrigo Acco é um dos produtores rurais parceiros da Áster Máquinas a abrir sua propriedade para receber o ConectÁster. “Antes, as máquinas eram menores, eram manuais e demandavam mais operadores. Hoje em dia, tudo é mais eficiente, o que é importante porque significa mais produtividade no campo, mais alimento e, por consequência, preços mais interessantes para o consumidor final”, avalia

Tecnologia evolui, mas infraestrutura não acompanha

O produtor frisa que mesmo fazendo investimento próprio para ter conexão de internet, ainda se esbarra na fragilidade do serviço. “Com esse projeto da Áster, vamos dar mais envergadura ao sinal”.

  • Mutirão Rural do Senar-MT retorna em abril com atendimentos à população

Embora a tecnologia tenha evoluído, a infraestrutura de telecomunicações existente no campo nos dois estados não acompanhou esse avanço. “As máquinas têm muita tecnologia e informação à disposição do produtor rural, mas nem sempre existem as condições estruturais necessárias para que todo esse potencial possa ser colocado em funcionamento”, contextualiza Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.

Projeto à várias mãos para superar desafios

O ConectÁster foi lançado oficialmente na noite de terça-feira (28), no primeiro dia da Parecis SuperAgro, feira de tecnologia agropecuária de Campo Novo do Parecis.

Conforme a Áster Máquinas, a empresa se uniu à Sol Internet of People, empresa de tecnologia para o agronegócio, para desenvolver o projeto, que englobará cerca de três milhões de hectares a serem conectados nas regiões em que ela atua em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

  • Dejetos de confinamento viram fertilizante em fazenda pecuária

“O objetivo é dar condições para que o nosso cliente possa aproveitar ao máximo as informações e dados dos nossos maquinários, transformando-os em conhecimento e dando as condições ideais para que ele possa tomar a melhor decisão agronômica”, explica Piccinin.

A iniciativa, segundo o concessionário John Deere, busca superar os desafios ainda grandes que os dois estados têm com relação à logística e à infraestrutura de telecomunicações.

O CEO da Sol, Rodrigo Oliveira, explicou durante o lançamento que há algum tempo as duas empresas debatem como atuar positivamente no cenário da conectividade no estado. “Sempre pensávamos em algo mais tímido, mas decidimos por um projeto que realmente transformasse o panorama da internet em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”.

Com a implantação das torres e maior conectividade para os produtores rurais dos dois estados, a Áster Máquinas revela ter investido em programas que levarão soluções ainda mais dinâmicas para seus clientes, como o Áster Data (plataforma de inteligência de dados), a Áster Store (e-commerce), Áster Assist (óculos de realidade aumentada para agilizar atendimentos técnico a campo) e a Ásterland (a filial da empresa no metaverso).

  • Terceiro maior produtor de etanol, MT produz 4,27 bilhões de litros na safra 22/23

O investimento na oferta de internet no campo não beneficia apenas as atividades agrícolas. O impacto social está na mira da Áster também e reforça a conexão entre o projeto e o propósito da empresa (“trabalhamos para que a vida possa avançar”).

“Tenho certeza de que com este projeto muitas vidas avançarão. O agricultor poderá otimizar ainda mais as tecnologias embarcadas nos equipamentos, mas os efeitos são mais amplos, porque a tecnologia chegará também às comunidades, criando mais oportunidades para educação e saúde, por exemplo”, afirma o executivo.

Levantamento da empresa mostra que mais de 700 mil famílias serão beneficiadas, impactando positivamente mais de 2,8 milhões de pessoas dos dois estados atendidos pela Áster.

Por:Itanoticiasms.com

Credito:Canal Rural

Foto: Tibalde AgroFilmes

 

Facebook
Twitter
WhatsApp