Coamo recebe hoje visita de pesquisadores chineses

A comitiva chinesa que esteve ,dia 20, na Embrapa Soja, hoje está em Campo Mourão conhecendo a estrutura e funcionamento da Fazenda Experimental e administração da Coamo Agroindustrial Cooperativa. O grupo de  visitantes é formado por sete  pesquisadores de quatro instituições científicas e universidades chinesas, especialistas em genética de soja (Institute of Genetics and Developmental Biology, CAS; Institute of Genetics and Developmental Biology, CAS; University of Chinese Academy of Sciences). A Embrapa Soja está acompanhando a visita por meio dos profissionais Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja,  Adeney Bueno, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento,  Carina Gomes Rufino, chefe de Transferência de Tecnologias. Após a visita na Coamo ele irão conhecer as regiões de Sinop e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

INTERCÂMBIO – A Embrapa Soja promoveu em Londrina, dia 20 de março, em conjunto com a Academia Chinesa de Ciência/China Academy of Science – CAS), o Workshop de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Sistemas Sustentáveis de Produção de Soja. O memorando de entendimento entre a Embrapa e a instituição chinesa, assinado em 2020, entrará agora na fase de discussão de projetos de interesse comum para cooperação técnica em PD&I. Inicialmente as atividades deverão ser focadas em ações na área de biotecnologia para a cultura da soja em regiões tropicais.

O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno reforça, no entanto, que os projetos poderão ser expandidos para outras áreas do conhecimento com o avanço e desenvolvimento da parceria. “Essa parceria irá possibilitar a troca de conhecimentos e até mesmo o intercâmbio de cientistas visitantes entre os países para desenvolvimento de projetos em conjunto para a cultura da soja”, diz. “Neste primeiro encontro, os cientistas chineses vieram conhecer o que estamos pesquisando e também apresentaram as ações de pesquisa que eles desenvolvem para avaliarmos os interesses em comum e assim o potencial de complementariedade e, portanto, do desenvolvimento das pesquisas em conjunto”, ressalta Nepomuceno.

 Atualmente a China está construindo um laboratório no Sul do País, com foco em genética de soja, o     que revela o amplo domínio que tem nessa área. “Eles estão desenvolvendo tecnologias de ponta, a exemplo das técnicas de edição gênica e do sequenciamento de genoma da soja. A parceria será muito importante para o avanço da pesquisa brasileira e assim da concretização de ações de pesquisa em nosso país”, explica Nepomuceno.

Por:Itanoticiasms.com

Credito:Coamo

Foto:Coamo

Facebook
Twitter
WhatsApp